Saturday, October 29, 2005

Wayne Shorter: algum comentário....????


O Wayne Shorter transcendeu... está acima do bem e do mal!!! O concerto no Tim festival revelou um homem que compreendeu os recursos que a vida (ou universo, Deus, Ala, natureza, essencência interior... dê o nome que quiser) nos oferece. Ele de fato faz com que o universo trabalhe a seu favor. Wayne:

"...Você pode fazer música com qualquer coisa, se você não tem medo de ser criticado. Você pode criar sons com qualquer coisa, mas não adianta nada se não sabe nada da vida. Para mim, não faz diferença se a música é feita com panelas ou sintetizadores, se o autor entende a essência da vida. Senão, são apenas sons."

E quando se trata disso tudo na prática, o resultado é incrível!! Trata-se de uma música rica em cores, cenários, momentos e muitas oportunidades. Analiticamente falando (odeio essa parte, mas vamos lá...), o quarteto concebeu na sua forma de tocar a prática do contraponto a quatro vozes. O objetivo maior do contraponto é a independência das vozes. Traduzido para um quarteto de jazz, cada instrumento busca a sua independência durante a execução, sem cair na liberdade do free. Vários "cues" que aparecem de forma pontual e escancarada quando necessário (quando se deseja evidenciar uma forma de compasso ímpar, por exemplo), foram dissimulados, estão presentes implicitamente, percebe-se a intenção!

A sincronicidade do quarteto permeia a perfeição. Eu já havia percebido essa forma de tocar com o Composer Jazz Collective, mas o Wayne tem levado isso às últimas consequências, em que o elemento VIDA, a sincronicidade do Todo com Tudo, faz com que a sua força criadora presente na sua forma de se expressar alcance os ouvintes.

Resumidamente falando, eu diria que o Wayne chama as pessoas para ouvirem o que ele tem pra falar, que não é nada mais além do que a sua própria experiência humana, o que ele entende sobre a essência da vida, dita através da música.

Refletindo um pouco, qual seria a resposta dele para a pergunta feita na postagem abaixo? Escreva!!!

Seja como for, ja e´!!!!!!!!!!!

1 Comments:

At 9:19 AM, Anonymous Anonymous said...

Como disse um grande compositor...na música o importante é ouvir , ouvir e ouvir...

 

Post a Comment

<< Home