Sunday, November 06, 2005

GRAMANI: Brincadeira de criança


São poucos os que conseguem perceber o contexto em que vive, o AQUI-AGORA de cada um! Talvez porque estamos muito ocupados em pensar, ou perdemos o hábito de viver o amanhã HOJE. As crianças sabem disso, elas vivem o amanhã hoje, elas brincam de bombeiro, salvam o mundo e reconstróem tudo de novo... e se não ficou bom, começam tudo outra vez, afinal, o amanhã, pra elas, ainda não chegou. Nós adultos vivenciamos muitas vezes esses momentos mas não percebemos... - basta viajar de avião e ouvir o pilto avisando que chegaremos no destino final às x hs e y min, com informações sobre o clima e a qualidade do ar, pontualmente no amanha! Lá estamos nós experenciando o futuro no presente, conscientes do TODO da viagem.

José Eduardo Gramani foi assim!!! Ele sabia, conscientemente, que chegaria no amanhã de um jeito ou de outro. Parece óbvio, mas a sabedoria dele estava nas escolhas, na decisão de como gostaria de estar no amanha, e vivenciava essa experiëncia no hoje, no aqui-agora. Tão simples e tão sábio, brincadeira de criança!!

O livros de rítmica, tão complexos, foram construídos da forma mais simples possível. Os exercícios das séries por exemplo são de uma ingenuidade quase infantil na sua construção "uma colcheia pra cá, uma semi pra lá, uma colcheia pra cá, duas semi pra lá,..." Poderíamos pensar como se fosse "uma laranja pra cá, uma maçã pra lá, uma laranja pra cá, duas maçãs pra cá,..." Brincadeira de criança!!! Os nomes dos exercícios então mostra claramente que ele se divertia com os seus estudos rítmicos: Fifrilim, Tirolira, Pirilämpsias, Tambaleio, Divertimentos, e por ai vai... A sabedoria infantil do Gramani fizeram dos seus exercícios rítmicos um referencial de estudo, hoje e amanhã.

E foi assim.... ele brincava de ser gente grande, de um dia ser um grande educador, músico e pesquisador, de salvar o planeta música da sistematização simples e fazer desse planeta um grande parque, onde a brincadeira de fazer música faria as pessoas rirem, chorarem, pensarem e terem vontade de viver só brincando... e de tanto acreditar que só estava brincando de salvar o planeta, ele deixou uma obra prima para a humanindade, de tanto acreditar que seria gente grande um dia, seu nome se tornou um verbo!

Estamos nós aqui agora, no amanhã dele, vivenciando o seu legado!!

Ah muleque!!!

VIVA GRAMANI............



7 Comments:

At 5:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Acho que a visão dele foi mesmo de uma criança vendo o que era e vinha sendo estudado a fundo e simplesmente descartou o que ainda não tinha sido levado a primeiro plano de estudos: o ritmo!
E aí então começou a brincadeira de crianças, põe pra la e põe pra ca...

 
At 5:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Opa, o anônimo sou eu! haha

 
At 8:18 PM, Anonymous Anonymous said...

Grande Gramani!...
...Eu não sabia desse tanto de coisa...
Mas agora eu sei o pq do Marcelão ser tão fera nesse lance de ritmo e ter uma visão totalmente clara do lance de divisão e tals!... :)
Li essa parada na hora certa, minha maneira de pensar estava um tanto nebulosa nos ultimos tempos, talvez seja por isso que eu andava tão apagada quanto vc comentou hj! No final de semana passado consegui colocar muito das minhas idéias no lugar pensando de uma maneira que tem muito a ver com esse lance de viver o amanhã hj... É o que liga...
...falowaê!...
pela sombra...

 
At 8:21 AM, Anonymous Anonymous said...

grande bambam

é isso aí viva o mestre gramani.
grande abraço
bro

 
At 5:25 AM, Anonymous Anonymous said...

Marcelo, não sou músico(que pena) mas tive a felicidade de crescer com o Zé em Itapira e privar de sua amizade.Tenho a impressão que a foto do "eclipse" foi montada por ele com um abatjour e uma bolinha de isopor numa pensão na Rua Maria Antonia.O cunhado dele (João Pugina) talves possa esclarecer isso.
De qualquer forma vendo a foto, lembrei-me do fato, que pode ser apenas uma coincidência
Rubens Bellucci

 
At 6:56 PM, Anonymous Anonymous said...

Falar do Gramani é sempre um prazer, não há como não se identificar com um livro que traduz tão bem o amanhã (diga-se de passagem principalmente pela musica brasileira) hoje.
A sua simplicidade muito bem colocada pelo Marcelo, que na minha concepção extremamente lógica, mostra o quanto do ritmo ainda não exploramos, e ao estudar o livro o quanto ainda há pra se descobrir.
Imagino que se o que o Gramani um dia imaginou seu amanhã nesse livro, e o transformou em hoje, o que nós teremos no amanhã com o Gramani no nosso hoje?
Bom pra que pensar no amanhã, o importante é fazer o hoje, como uma simples brincadeira de criança, divertimentos, tiroliras, algaraviras.
Viva ao Gramani.

 
At 6:02 AM, Blogger Silberkoenigin said...

Deus sabe - e ele tb - o qto ele faz falta pra todos nos. Ele nos ensinou a viver o ritmo, nao apenas ler-lo. Talvez porque para ele fosse tao simples, tao obvio, ele resolveu facilitar a coisa pra nos, pobres mortais. O cara era O CARA.
Saudade dos saraus musicais.
;{
Temos q passar o q ele nos ensinou. E nosso dever dar aos outros aquilo q ele nos deu, pois essa era a caracteristica dele: a GENEROSIDADE de ensinar BEM.

 

Post a Comment

<< Home